25/01/2026

📑“Senhor, tu és o nosso pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos” - Isaías 64.8
No decorrer das Escrituras, Deus utiliza a metáfora de um oleiro para nos mostrar sua soberania. Ele enviou o profeta Jeremias à casa de um oleiro que habilidosamente transformava um pedaço de barro com suas mãos em belos vasos. Quando um vaso que ele estava moldando se estragou, o oleiro o desfez e começou um novo vaso. Deus disse: “‘Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?’, pergunta o Senhor. ‘Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos’”. (Jeremias 18.6).
Você está nas mãos de Deus nesse momento, sendo moldado e formado exatamente como um oleiro forma o barro. As dificuldades que você está enfrentando te pressionam contra a roda do oleiro, e você é mantido ali pelas mãos dele. Você pode resistir o seu moldar por meio de rebelião ou ressentimento. Você pode se tornar ofendido com Deus e determinado a moldar sua vida conforme sua própria ideia do que é digno e belo. Ou você pode acolher a obra do oleiro e permitir que ele forme sua vida.
Por vezes, nós simplesmente não gostamos daquilo que o oleiro faz, não é? “Por que Deus me fez desse jeito? Por que ele não está me usando no lugar ou na posição que eu desejo?”. Então, temos que perguntar a nós mesmos: “Deus tem o direito de moldar minha vida de acordo com seu propósitos sábios, ou não?”. Embora sejamos tentados a resistir, devemos responder sim!✨